terça-feira, 12 de abril de 2011

ÉPATANT ! (eh pá! tanto!?)

Vem no Diário de Notícias e ilustra o momento da tomada de posse, ontem, dos novos representantes da República para os Açores e Madeira.
Diz o jornal que, entre as várias personalidades que assistiram à cerimónia, se encontravam José Sócrates e Carlos César, o presidente da Governo Regional dos Açores. Diz também o DN que entre os presentes se destacou ainda a presença de Cavaco Silva.
Ora destacou-se porquê?... Por lá ter aparecido?!... Pois se era para dar posse aos representantes da República, que espanto haverá na presença do presidente da República, na cerimónia?!.. Talvez tenha sido o que disse Cavaco, que torna essa presença tão destacada. Vamos ouvir. 
Diz o jornal que o presidente saudou os novos representantes, considerando que o seu – deles – perfil pessoal e trajectória profissional demonstram que dispõe dos requisitos de experiência, conhecimento e estatura moral para representarem a República Portuguesa nos Açores e Madeira. Ora aí está! Foi talvez isto, o que tornou destacável a presença do presidente na cerimónia. Ou seja, ao sublinhar os requisitos de experiência, conhecimento e estatura moral dos novos representantes da República, o presidente abre a porta à hipótese da escolha poder ter tido recaído sobre gente sem experiência nenhuma, nem conhecimentos, nem estatura moral para representar a República... e isso é que torna esta escolha tão auspiciosa e a merecer mesmo o sublinhado de Cavaco às qualidades reconhecidas destes novos representantes. Porque estes têem-nas! As qualidades exigidas aos representantes da República.

Mas disse mais, o presidente da República, na cerimónia de posse. Enfim , não viria muito a propósito, por isso mesmo o jornal diz que Cavaco aproveitou a cerimónia para ... no caso, para reiterar que, para Portugal vencer as adversidades do futuro...  vamos citar: "os sacrifícios têm de ser repartidos por todos",  sublinhando seguidamente que ninguém se pode eximir ao contributo necessário.
E aí temos mais uma declaração muito oportuna, já que , se não fosse o presidente a dizê-lo, nós sozinhos nunca lá chegaríamos.

Mas, se formos a ver bem, a surpresa é mesmo o ainda nos surpreendermos, com este tipo de declarações sentenciosas.
Vamos à muito estimada página do Facebook de Cavaco Silva, presidente.
Há 5 dias, a 7 de Abril, escrevia Cavaco: "Reafirmo, perante os Portugueses, que o actual Governo contará com todo o meu apoio para que não deixem de ser adoptadas as medidas indispensáveis a salvaguardar o superior interesse nacional e assegurar os meios de financiamento necessários ao funcionamento da nossa economia..."

E aí está mais uma coisa que ninguém , se calhar, estaria à espera.. que um presidente da República, da nossa, ou de outra qualquer, se manifestasse disposto a apoiar todas as medidas indispensáveis para salvaguardar o superior interesse nacional !
Em verdade, também eu, se não o lesse, não  acreditava...

Sem comentários:

Enviar um comentário