sexta-feira, 15 de julho de 2011

uma coisa é certa. parece que o dinheiro foi mesmo para o maneta! (título de gosto duvidoso, tendo em conta a matéria de facto)

E no essencial, este título no Jornal de Notícias resume o que se passa: "Mãe queixa-se de associação que fez peditório para o filho"; "os pais do menino de Esposende participam a tribunal campanha realizada sem o aval da família..."
Já em entrada de texto, lê-se que a associação não tem fins lucrativos, está sedeada no Porto e recolheu mais de 29 mil euros nesse peditório, mas que só entregou um cheque de 153 euros e 9 cêntimos à família da criança.
Esclareça-se já que o caso é que a criança, que agora tem 2 anos, nasceu sem uma das mãos -a direita- e precisa de uma prótese, uma prótese eléctrica. E foi para esse fim, ou alegadamente para esse fim, que a tal associação (a Planeta Amor, diz que se chama), entre Março e Junho passados, lançou a tal campanha de angariação de fundos. Consta que enviava cartas  onde a fotografia da criança foi usada, indevidamente, ao que consta, já que a família só soube da campanha, já em Maio. Nessa altura terá pedido que a campanha parasse imediatamente e que apresentassem  as contas. Foi-lhes respondido que as contas se haveriam de acertar em princípios de Junho.  Diz que depois de insistências várias lá se conseguiram reunir todos a 8 deste mês para acertar contas. Segundo a mãe da criança , na altura a associação reconheceu que se conseguiram juntar mais de 29 mil euros, na campanha, mas que , depois de descontadas todas as despesas inerentes, só tinham sobrado esses 153 euros. Aliás, consta que o que foi dito foi que até nem chegou para pagar as despesas, ou seja, que se gastou mais na campanha do que os tais 29 mil euros apurados.
O jornal diz que tentou contactar esta Planeta Amor, mas sem sucesso, tanto mais que o telemóvel que consta no cartaz onde aparece a foto da criança... não existe, ou parece que não existe; enquanto o outro número, que a associação anuncia na Internet... esse está mudo, ninguém atende.
O jornal publica entretanto uma cópia do que parece ser o balancete da campanha... enfim, pelo menos as despesas. E elas incluem salários de pessoal, material de escritório, custos de contabilidade e publicidade e deslocações e despesas bancárias e ainda uma renda, que pode ser a renda da própria sede da associação... 300 euros vezes três meses.
Ora para resumir e partindo do generoso principio de que todos têm razão , uma coisa se conclui.. que isto da solidariedade social é um mundo! Enfim, nalguns casos pode mesmo ser um submundo...  quero eu dizer, um submundo naquele sentido em que guarda segredos e regras e pormenores que escapam ao mais comum dos cidadãos.

5 comentários:

  1. Obrigada pela informacao. Esta empresa anda sempre a telefonar a minha mae a pedir dinheiro, ainda na semana passada a minha mae lhes mandou dinheiro e esta semana ja estao a pedir outra vez e quando a minha mae diz que ja deu, eles dizem que nao lhes chegou o dinheiro e que nao foi para eles... Uns aldraboes a aproveitarem-se da beneficiencia publica.

    ResponderEliminar
  2. Realmente nao podemos confiar em determinadas associações, eu estava para ir a uma entrevista de emprego a essa associação mas depois de ler isto nem pensar nao quero andar a trabalhar com pessoas aldrabonas.

    ResponderEliminar
  3. agora esta instituição está a pedir para uma menina chamada Beatriz mas angariao por mês cerca de 14000€ e só dão 250€ mensais aos pais usam o nome desta criança para angueriar dinheiro eu trabei la e sei como funciona e tudo mentira se quiserem mais informações ou provas entrem em contacto comigo 961820922 Andreia vieira.

    ResponderEliminar
  4. Tudo mentira e falsidade. Devia um jornalista infiltar la, daria otoma reportagem

    ResponderEliminar
  5. Eu fiquei arder nesta associação com envio de uns comandos de consola para o Srº dona claudia Santos 04-03-2013 é tudo mentira esta associação é para enganar o zé povinho disse que fazia a transferencia do dinheiro para a minha conta afinal não fez nada e é com um dinheiro simbólico, imagino com essas angarições grandes é tudo uma cambada de vigaristas, telefono telefono e tretas é uma susana e depois é patricia e depois é não sei quem mais??? não caiem nessa é tudo para o cu deles .

    ResponderEliminar