quinta-feira, 17 de junho de 2010

shalom aí, pessoal, com que então não haveis aprendido nada...!

A notícia vem da Cijordânia e mais concretamente do colunato judaico Immanuel... Emanuel, que como bem sabeis quer dizer – Deus connosco, mas isso para o caso agora pouco importa...

Diz assim, a breve no Público: "Há judeus a preferir a prisão à mistura com outros judeus". Ora acontece que o caso se arrasta já há meses. Um grupo de 80 judeus asquenazes não querem que as filhas estudem na mesma escola onde andam as filhas dos judeus sefarditas.
Acontece também que, ante-ontem, o Supremo Tribunal da Justiça fez o ultimatum... ou as crianças voltam para a escola, ou os pais vão presos, por duas semanas... e eles: ´bora lá! Ou seja, preferiram ir presos – diz o jornal que, em nome da causa... para demonstrarem a devoção à causa... O Supremo israelita e também o ministério da Educação tinham já decidido que haveria de acabar-se com a discriminação na escola do colonato judaico de Immanuel... mas sem grande resultado. Este grupo, de 80 judeus asquenazes, resolveu, mesmo assim, retirar as filhas da escola. Diz que em protesto.
Em Dezembro – conclui o Público... em Dezembro, um dos pais deste grupo tinha explicado a um jornal israelita que ter as filhas a estudar ao lado de outras crianças –judias sefarditas - era "o mesmo que pôr africanos e americanos juntos..." Porque – no entender dele – "não é possível estudarem juntos com tamanhas diferenças mentais."

O jornal não chega a explicar, a que causa se refere a luta destes judeus asquenazes, nem chega igualmente a explicar, que tipo de juízo de valor farão, estes judeus asquenazes , das capacidades mentais de africanos, americanos, ou judeus sefarditas... Não chega por exemplo a dizer se não seria talvez melhor, para acabar com estas questiúnculas, mantê-los todos analfabetos, a americanos, africanos e judeus sefarditas... e já agora tudo o que não for do ramo asquenaze... 
Asquenaze, ou asquenazita... e socorro-me da Wikipedia - "O termo provém do termo do hebraico medieval para a Alemanha, chamada Ashkenaz (אשכנז).
Nos dias de hoje, o termo asquenazita é utilizado para tratar das tradições religiosas dos judeus que viviam na Europa Oriental, assim como as de seus descendentes, espalhados por todo mundo após o Holocausto."

Curiosa, não achais?... a origem da palavra...

Sem comentários:

Enviar um comentário