terça-feira, 8 de junho de 2010

um dia destes...

Esta não sei, mas a outra vem em mais do que um jornal , dos desta terça feira.
Mas esta, resgato-a do Correio da Manhã e diz que apanhou 7 anos por ameaça de rapto.
O ladrão, que quis levar os filhos do capitão do Liverpool, caso a mulher não dissesse onde estavam as jóias...a mulher, Alex Curran, de 27 anos, diz o Correio que é uma das mais belas mulheres de futebolistas de Inglaterra e que foi ameaçada com uma faca, durante o assalto.
Tudo se passou há 3 anos; a sentença foi ontem conhecida.
Já neste outro caso, o tal que faz notícia em todos os jornais, os factos deram-se há 25 anos já.
Falo do acidente na fábrica da Union Carbide, em Bophal, na Índia- Fábrica de pesticidas, sucursal da empresa norte americana.
Uma fuga de gás tóxico matou umas 25 mil pessoas e deixou sequelas em muitas mais... centenas de milhares, que ainda hoje sofrem os efeitos do envenenamento.
Os jornais concordam que este foi o pior desastre da história da indústria... Ao que se sabe é que, anos depois do acidente, o número de mortes relacionadas directamente com a fuga de gás foram aumentando, o mesmo quanto a doenças crónicas, que foram aparecendo... mesmo as crianças que nasceram depois disso já nasceram doentes... cancro, problemas de visão, respiratórios, neurológicos, diabetes...

E o tribunal decidiu finalmente e ao fim de 25 anos condenar os responsáveis, reconhecendo-os culpados de "crime de morte por negligência".
As penas... foram ontem decretadas para 6 dos antigos responsáveis pela fábrica... Dois anos de prisão e multas à volta dos 2 mil dólares...

Em nome das vítimas, há quem ache que este caso foi avaliado como um simples acidente de trânsito.
Como um acidente de trânsito talvez, que se fosse assalto e tentativa de sequestro levavam pelo menos uns 7 anos de cadeia, sem direito a recurso, nem pena suspensa.



E agora o JN, que apresenta assim a questão: "falar e escrever bem Português foi o objectivo que juntou 3 linguistas a organizarem um dicionário de dúvidas e dificuldades da língua..." Diz também, que o dicionário vai ser hoje apresentado, à tardinha. Pelas 7 da tarde, no CCB, com a ministra Canavilhas da Cultura fazendo as honras da apresentação pública da obra.
As autoras do dicionário ... Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão. Já quanto ao livro ... esclarece o jornal, citando as próprias autoras, que este dicionário de dúvidas , dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa – é assim que ele se chama – não foi escrito segundo as normas do Acordo Ortográfico , já ratificado. E não foi porque... citemos: “ainda não foi publicado um vocabulário ortográfico da língua portuguesa oficial definindo as regras em relação às quais o texto do Acordo é pouco claro” – fim de citação.
Ora aí está!
Aí está um novo dicionário de dúvidas , dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa, a que só falta uma coisa... desfazer as dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa, à luz do novo Acordo Ortográfico, que, uma vez que já foi ratificado, é de esperar que seja para cumprir... quanto mais não seja... um dia destes.