terça-feira, 6 de julho de 2010

passar bem...

Paulo Nozolino, o fotógrafo... é ele o protagonista da história que o "I" hoje publica. Paulo Nozolino foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte e pelo Ministério da Cultura... 10 mil euros em dinheiro vivo. Acontece que esse dinheiro estava sujeito a uma retenção para efeitos de IRS, na ordem dos 10%... O fotógrafo ficou chocado quando recebeu essa notícia por e-mail, logo no dia seguinte à atribuição do prémio e reagiu da forma que vamos ver... Recusando o prémio e exigindo que o nome fosse riscado da lista.
Diz Nozolino que, no mail enviado pela Direcção Geral das Artes, lhe eram exigidas também, para poder receber o prémio , certidões actualizadas da situação fiscal, contributiva e tributária... bem como o preenchimento de uma nota de honorários recebidos, alegadamente da DGARTES – a Direcção Geral das Artes... outra coisa que não admite, já que subentendia que o fotógrafo teria prestado serviços à referida Direcção, o que alega ser falso.
Seja como for, a indignação maior vai mesmo para o pedido de justificações e comprovativos da situação fiscal... Acha que o Estado está de má–fé, partindo do princípio de que o cidadão Paulo Nozolino tem contas por saldar com o Fisco ... Por isso e para resumir e encerrar o assunto, Paulo Nozolino vai devolver o diploma à Direcção Geral das Artes, rejeitar o dinheiro do Estado e exigir não constar do historial deste prémio...
Ou, como dizia mestre António Silva, correndo atabalhoadamente em descida vertiginosa pela Costa do Castelo... "Para pouca saúde mais vale nenhuma!"
Passar bem.
Sobre Paulo Nozolino...
Nasceu em 1955, em Lisboa. Entre 1975 e 1978 reside em Londres, onde frequenta o London College of Printing . Recebe o Prémio Kodak (Portugal - 1988), o Prix Fondation Leica (França-1989), a bolsa Villa Médicis Hors-les-Murs (Paris -1994) e, em 1995, o Grand Prix de la Ville de Vevey (Suiça). Expõe e publica regularmente desde 1980 e as suas obras estão representadas em inúmeros museus e colecções privadas. Actualmente, vive e trabalha em Paris.  

Sem comentários:

Enviar um comentário