quinta-feira, 1 de julho de 2010

o assunto é torradas

Vem no DN e vem na secção de Política do jornal. E porque a notícia é breve, forçoso se torna que vá directa ao cerne da questão. Ao essencial da informação, ao que mais importa reter e sobre o que eventualmente haverá de se reflectir e eventualmente também formar uma opinião, ou tomar partido...
Ora, neste caso, a breve notícia convoca Cavaco Silva, enquanto presidente da República. Ou seja, é nessa condição que a personagem é notícia hoje no DN.
Diz assim: "O presidente da República confessou ontem ser um péssimo cozinheiro, mas elogiou todos os chefes portugueses que protejam os produtos nacionais sem rejeitar as tradições."
Poderia ter-se escrito que Cavaco elogiou os cozinheiros portugueses que protegem a tradição culinária nacional e que de caminho até comentou que ele próprio, Cavaco Silva, era um péssimo cozinheiro. Mas já se viu que não foi assim que ficou escrito.
Foi ao contrário.
Aliás, o próprio título desta breve explica logo ao que vem. "Cavaco confessa ser mau cozinheiro" – anuncia o título. Erradamente, como se viu , aliás, porque o que Cavaco disse foi que era um péssimo cozinheiro e péssimo é pior que mau. Adiante...
Não se sabe, pelo que ficou escrito, se a declaração do presidente surgiu de moto próprio e o jornalista não resistiu ao comovente da confissão e puxou o assunto para título, ou se Cavaco se limitou a responder à pergunta de alguém, sobre se tinha ou não mão para a cozinha. Ao que Cavaco responderia... citemos: "Sou um péssimo cozinheiro, tirando o ovo estrelado e aquecer o leite, fazer torradas, acho que é melhor não me aproximar do fogão."
E aqui se levantaria uma série de outras questões, que o jornalista poderia ter aproveitado para colocar ao presidente da República... Como por exemplo... aquecer o leite poderá ser considerado cozinhar?... E, se sabe estrelar um ovo, que até nem é assim tão fácil quanto isso, se os queremos bem estrelado... então e não sabe coser um ovo, que é ainda mais fácil?... Já quanto às torradas, até pode ser verdade, mas o mais provável é o presidente ter uma torradeira... já não deve torrar o pão numa chapa sobre o bico do fogão...daí que não faz grande sentido falar-se em fogões , quando o assunto é torradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário