segunda-feira, 12 de julho de 2010

os burros e os sacaninhas...

"Brincadeira com SMS reteve gestor nos Estados Unidos". É assim que o Jornal de Notícias apresenta a história.
Um anestesista do Porto tem um cunhado a trabalhar nos Estados Unidos, o tal gestor... O mês passado, o cunhado esteve em Portugal de passagem e quando foi à embaixada dos Estados Unidos para renovar o visto, este médico mandou-lhe um SMS de brincadeira a saber se estava tudo bem. O SMS era francamente de anedota... dizia assim, brincando com os nomes de ambos: "Al qaeda Bano  (o cunhado gestor chama-se Albano) e Ana Bin Laden Maria, (a mulher dele)  tudo bem com os vossos vistos?..." E assinava "Pedro Al Jazeerão"... Enfim, como piada não terá sido grande espingarda, mas adiante...
Isto foi o mês passado e a coisa passou-se. Acontece que, já este mês, ao passar pelo aeroporto de Miami, acabou por ser retido no controlo biométrico, o cunhado! Suspeito de ligações perigosas – suspeita-se. O que lhe perguntaram – e foram 3 horas de interrogatório... o que lhe perguntaram foi se tinha relações com o mundo muçulmano, se já tinha visitado alguma mesquita, se tinha estado recentemente no norte de África, se tinha algum turco, ou muçulmano amigo com quem tivesse falado recentemente, ou tivesse trocado mensagens. E-mails...? sms’s... ?
Foi aí que se fez luz! Tinha, então, tudo a ver com o tal SMS...

Na altura também e depois das explicações dadas... o oficial de serviço na fronteira do aeroporto de Miami ter-lhe-á dito que constava da Lista Vermelha, mas que, perante o que ficou explicado, iria refazer o relatório e mudà-lo para a Lista Amarela do terrorismo, advertindo-o, contudo, que haveria de ser incomodado mais vezes, por via do tal SMS de "sacanagem" (o polícia era brasileiro - diz aqui).
O que não diz é que tipo de terroristas cabem nessa tal Lista Amarela do terrorismo...
Talvez sejam os terroristas burros, que combinam atentados por telemóvel, em mensagens apalhaçadas e atam o cinto de bombas por cima do casaco, para toda a gente ver... Ou talvez sejam os outros mais sofisticados,  mais "sacaninhas", que seguem o príncipio da Carta Roubada, de Allen Poe. Se bem se lembram, a carta estava tão descaradamente à vista de todos, que ninguém a via!

Sem comentários:

Enviar um comentário