terça-feira, 20 de julho de 2010

o bem estar da população

Ora a notícia, breve, vem do Cacém, arredores de Lisboa e aterra nas páginas do Correio da Manhã.
"População contra barulho" – avisa o título... a revolta – explicou-se já, entretanto e em ante título - a revolta é por causa do toque da sirene e do ensaio da fanfarra dos bombeiros...
Entremos.

Segundo os testemunhos recolhidos pelo Correio, a população não está contra os bombeiros, que reconhece serem fundamentais... mas, em nome do respeito , reclamam contra o toque da sirene e os ensaios da fanfarra.
Ora, os toques da sirene são ao meio dia... e quem mora perto de um qualquer quartel dos bombeiros sabe que elas costumam apitar por essa hora. É um sinal horário, que se distingue de outros sinais sonoros emitidos por este tipo de sirenes... por exemplo, quando é para dizer que há fogo... toca 3 vezes. Quando é meio dia toca só uma... e é justamente ao meio dia que esta do Cacém toca. Já a fanfarra toca mais pela fresca. Pelas 9 da noite, à hora da telenovela, em plena rua. Na praça da República, todas as terças e quintas.
O jornal ouviu testemunhos de moradores vizinhos e da associação de pais da escola que fica encostada ao quartel dos bombeiros. Um dos testemunhos vamos reproduzi-lo na íntegra, que é curto e eloquente: "É desnecessário ( o toque da sirene); não há justificação porque não é por emergência..." – fala um dos membros da associação de pais da escola... diz que é desnecessário e acresce que, neste caso, o entrevistado tem dois filhos que foram operados aos ouvidos e que o barulho ensurdecedor os prejudica ainda mais (certamente que sim, mas, vejam só que coincidência mais inoportuna... ambos operados e logo aos ouvidos!)
O jornal remata dizendo que já foram apresentadas várias queixas na Polícia do Cacém... antes e ainda em maré de citações, o Correio sublinhava esta passagem , do rol de críticas e denúncias da população de Agualva Cacém... "o ruído está a assustar os miúdos e a prejudicar a saúde e bem estar de todos."
Estamos a falar de uma sirene dos bombeiros que toca a dar o meio dia... e de uma fanfarra que ensaia duas vezes por semana ao ar livre , numa praça da vila...
É disso que estamos a falar e é isso que está a assustar as crianças do Cacém e a prejudicar a saúde e o bem estar da população local...
E é isso que tem de acabar rapidamente! A bem da saúde e do bem estar do povo do Cacém... a bem da paz e sanidade mental das crianças que, ao que consta, andam assustadas. De cada vez que ouvem a sirene dos bombeiros acreditam que vem aí um ataque aéreo e então quando toca a banda é que não há dúvida nenhuma... é já a guarda avançada de Napoleão, que venceu as linhas de Torres e vem agora por aí abaixo invadir o Cacém.

Sem comentários:

Enviar um comentário